A palavra bossa apareceu pela primeira vez na década de 1930, em Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel Rosa: O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas(...). A expressão bossa nova passou a ser utilizada também na década seguinte para aqueles sambas de breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas.
Alguns críticos musicais destacam a grande influência que a cultura americana do Pós-Guerra, de músicos como Stan Kenton, combinada ao impressionismo erudito, de Debussy e Ravel, teve na bossa nova, especialmente do cool jazz e bebop
Primeiro movimento musical brasileiro egresso das faculdades, já que os primeiros concertos foram realizados em âmbito universitário, pouco a pouco aquilo que se tornaria a bossa nova foi ocupando bares do circuito de Copacabana, no chamado Beco das Garrafas.
Tom Jobim e Elis Regina fizeram muito sucesso com a canção "Águas de março" que hoje é mundialmente conhecida.
O sucesso da bossa nova nos Estados Unidos e a ida freqüente de músicos brasileiros para o país naquele período fez com que as críticas em relação ao gênero se intensificassem.
Música demasiadamente influenciada pelo jazz, inovação ou apenas uma forma diferente de tocar samba, a bossa nova conseguiu, como nenhum outro gênero musical brasileiro até hoje, ganhar visibilidade no cenário internacional como um produto made in Brazil de alta qualidade, mantendo-se viva e com um fôlego de gato em um mercado tão competitivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário