domingo, 18 de setembro de 2011

Politica nos anos 60.

   Visão Geral: A década de 60 representou, no início, a realização de projetos culturais e ideológicos alternativos lançados na década de 50. Os anos 50 foram marcados por uma crise no moralismo rígido da sociedade, expressão remanescente do Sonho Americano que não conseguia mais empolgar a juventude do planeta.
   O golpe militar de 1964 iniciou mais de duas décadas de ditadura com apoio de diversos setores conservadores, passando pelo empresariado, latifundiários e empresas estrangeiras, estendendo-se por jornais conservadores até a Igreja Católica.Substituindo o populismo decadente pela ditadura que dizia ter a missão de estabilizar o país, acabando com a corrupção e subversão, o que vimos nesses 20 anos porém, foi a opressão, o aumento da dependência econômica e o crescimento da dívida externa.

  • Em 21 de Abril de 1960, a capital do Brasil é transferida do Rio de Janeiro para Brasília.
  • Em 3 de outubro de 1960, Jânio Quadros é eleito presidente do Brasil. Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renuncia.
  • Em 22 de novembro de 1963, enquanto fazia uma visita à Dallas, o presidente J. F. Kennedy é assassinado.
  • Em 31 de março de 1964, um golpe militar no Brasil  tira do poder o presidente João Goulart. Início da ditadura militar no Brasil.
  • Em 1966, tem inicio a Revolução Cultural na China.
  • Em 4 de abril de 1968, é assassinado o ativista pelos direitos civis Martin Luther King.
   
Manisfestação contra a ditadura no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário